Powered By Blogger

quarta-feira, 9 de maio de 2012

O Renascimento...


      


... seguindo apenas dois caminhos: um deles o leva ao conhecimento e o outro ao amor. Atingindo a meta, descobre-se com surpresa que não existe conhecimento sem amor; que na verdade, amor é conhecimento e que a passagem secreta para se chegar a ambos é uma só: a respiração.

                                                                        (C. M. Chen)                                                                                                               
O Renascimento é uma técnica de respiração simples e muito poderosa, que conduz a um processo de profunda limpeza física, emocional e espiritual.

Também conhecido como Terapia da Respiração, Rebirthing, Respiração Consciente ou ainda Respiração Circular.

É um processo de desenvolvimento pessoal que, além da respiração, usa a capacidade criativa do pensamento como ferramenta de transformação.

Recebe esse nome porque a origem de nossos bloqueios mais profundos está, com Freqüência, no trauma do nascimento e o processo do Renascimento nos permite contatá-los e liberá-los. As experiências perinatais imprimem em nosso subconsciente pensamentos e emoções negativas sobre a vida, que nos impedem de vivê-la com equilíbrio.

Como a respiração foi o nosso primeiro ato ao nascer, está associada ao trauma do nascimento e a todos os acontecimentos vivenciados nesse momento.

Através da respiração estabelecemos um elo entre o que é consciente e inconsciente, entre o corpo e o espírito.

A palavra "Espírito" é derivada do latim (spiritus), que quer dizer Respiração. É também representada pela palavra oriental e hebraica "ruah" e pela grega "pneuma", que também significam Respiração.

Renascer significa respirar em totalidade com força, com vontade de viver intensamente.

O Renascimento não é uma religião, nem uma organização. Não é nada estranho. È uma terapia simples e centrada, que usa uma técnica particular de respiração - chamada circular - muito simples, porém muito poderosa.

É acessível a todas as pessoas e as ensina como reaprender a conectar a inspiração e a expiração num ritmo relaxado e a voltar ao antigo estado de experiência da própria perfeição, cura, bem-estar e felicidade.

A respiração feita no renascimento é chamada respiração conectada - quer dizer que a inspiração e a expiração estão ligadas, onde termina uma, começa a outra, sem pausas.

A Respiração, no Renascimento,  pode ser feita pelo nariz ou pela boca.

Essa respiração deve ser profunda porém suave podendo ser feita pelo nariz ou pela boca. Numa sessão de Renascimento, inspiramos e expiramos pela mesma via (nariz ou boca), ligando a inspiração e a expiração, sem pausas - o que chamamos de Respiração Circular.

Ajudamos a inspiração para que ela seja profunda e permitimos que a expiração seja solta e relaxada, sem interferências. É só isso que precisamos fazer, o resto acontece. Após alguns minutos começamos a experimentar diversas sensações físicas, tais como alterações de temperatura corporal, formigamentos, pequenos espasmos, tremores prazerosos, etc. Também começam a surgir memórias, emoções, sensação de estar fora do corpo ou de reviver algo específico.
                                                     
O cliente se deita / ou senta em um colchonete e começa a respirar. O terapeuta fica o tempo todo com ele dando todo o suporte para que ele possa se sentir seguro e confortável durante a sessão.

É mais comum fazer-se o Renascimento deitado ( no seco ) mas não é o único modo; pode ser feito sentado, ao ar livre, caminhando, na banheira, num lago ( úmido)...

Não é  difícil fazer renascimento.  É uma técnica extremamente simples e prazerosa. O que pode ocorrer, é o desbloqueio de sensações que em algum momento de medo, dor ou angústia, ficaram registradas no corpo (e que estão inconscientes). Nesses momentos pode acontecer a liberação através de choro, riso, voz, sons e movimentos corporais. Uma profunda limpeza que está acontecendo no seu ser.

No Renascimento nenhuma sensação é rejeitada. Ao contrário, quanto mais profundamente pudermos vivenciar cada emoção/sensação podemos atravessá-la de forma consciente, limpando este padrão energético. Libertando seu Poder Pessoal pela Respiração.

 Benefícios do Renascimento...

-  A nivel físico eleva o grau de oxigenação da Mente.
- A nível emocional transforma a estrutura de personalidade trazendo mais auto-estima, consciência de seu potencial criativo e manifestação clara de nossas idéias. Diminuição do estresse

São desenvolvidos:
• A confiança em si e nos outros ;
• A vivacidade, a alegria em viver, a percepção profunda, o centramento e meditação;
• A abertura emocional para relacionamentos saudáveis, e uma maior energia e disposição para a vida;
• A mudança no sistema de crenças;
• A capacidade de desenvolver pensamentos criativos saudáveis;
• A compreensão, aceitação e perdão dos fatos passados.

As sessões duram, em média, 1h30min a 3:00 hs ou mais. O tratamento não tem um tempo fixo, varia conforme cada pessoa. Propõe-se, normalmente, um total de 12 sessões ou seja, dois ciclos.

Os resultados são imediatos. logo nas primeiras sessões você perceberá o poder curativo da Terapia da Respiração. O renascimento não é um processo estático, que tem fim. Você pode respirar diariamente, para o resto da vida ( depois de algumas sessões, poderá respirar sozinho, não precisando mais do terapeuta ) porque em nosso dia-a-dia sempre surgem situações e emoções que podem ser liberadas e limpas.

Qualquer pessoa que esteja buscando uma maneira mais feliz de viver e se relacionar; que queira  descobrir  o Seu Ser verdadeiro, com responsabilidade e confiança, pode "RESPIRAR", pode RENASCER !!!

Mesmo para quem faz terapias convencionais, o Renascimento pode ajudar a abrir processos que estão "enroscados" acelerando a cura.

Pessoas com traumas de infância, pessoas que sentem muita culpa ou medo em sentir prazer, pessoas muito ansiosas ou estressadas ou em processo de síndrome de pânico, são especialmente beneficiadas com o Renascimento.

A todos que  queiram vivenciar um processo profundo e suave de mudança; é uma técnica muito útil para qualquer pessoa, inclusive de qualquer idade.

Com a prática do Renascimento, os músculos respiratórios vão ficando mais relaxados e a pessoa aprende a soltar a respiração (e com isso o corpo e a mente) diante de situações e experiências tensas e difíceis – o que torna possível atravessá-las de forma mais leve e serena.
Renascimento é uma ferramenta para a o dia-a-dia e para a vida. Sua prática restaura o equilíbrio do corpo, da mente e do espírito.

Não existem contra-indicações para a prática do Renascimento, sendo indicado para todas aquelas pessoas que querem experimentar mais harmonia, bem-estar, criatividade, prazer e expansão de consciência, em sua vida.

Quem não acha prazeroso e divertido é devido ao desejo de não abandonar a sua miséria interior. Todo o mal-estar que possa surgir com o Renascimento deve-se a não abrir mão da dor, da negatividade, da tristeza, da miséria interior.

 Embora, durante uma sessão de Renascimento, muitas vezes, contatemos memórias bem antigas, o Renascimento não é uma regressão. Costumamos afirmar que numa sessão de Renascimento, tudo aquilo que é contrário à vida vem à tona para ser curado e, algumas vezes, esses conteúdos são do passado. Contudo, observa-se na maioria das vezes, experiências de expansão de consciência e de sentimentos de plenitude.

 No início não se pode fazer Renascimento sozinho, deve-se começar a experiência de Renascimento com um Renascedor profissional; um Terapeuta. Em geral, após algumas sessões ( dois blocos com 6 sessões cada, 12 sessões )  já nos sentimos confiantes o bastante para "renascermos" sozinhos.

A técnica pode ser feita individual ou em grupo. Ambas são eficientes...

No trabalho individual temos a oportunidade de uma maior focalização de um processo específico. Por outro lado, num trabalho em grupo (com vários Renascedores dando suporte), além de mais olhos treinados acompanhando nossa experiência, temos também o benefício de estarmos por mais tempo num ambiente onde todos estão dedicados a um mesmo trabalho.

O custo médio é de 80,00 a 150,00 reais por sessão. Se olharmos o custo/benefício, do RENASCIMENTO, é muito barato! Isso que muitas pessoas com um ciclo (seis sessões) já resolvem a maioria dos problemas...

Através do Renascimento, você pode liberar Medos, Inseguranças, Ansiedade e quaisquer outros Sentimentos e Pensamentos que estejam na Memória Celular, capazes de limitar a sua vida, saindo da estagnação e tornando-se uma pessoa mais consciente de si mesma e mais criativa.

O objetivo do Renascimento não é tornar ninguém dependente, pelo contrário !
 É tornar independente, pois a intenção do Renascimento não é limitar, é liberar.

É contribuir para a valorização individual, no sentido de aumentar o seu amor-próprio e consequentemente o amor pelos outros e por tudo o que o rodeia. É tornar as pessoas auto-suficientes. O efeito sobre a vida é imediato: os padrões de energia negativa presos em nosso corpo se dissolvem. O rejuvenescimento substitui o envelhecimento e a vida torna-se uma diversão.

RENASCIMENTO é uma experiência de LIBERTAÇÃO, COMPREENSÃO, CURA e AMOR.

*UM POUCO DA HISTÓRIA DO RENASCIMENTO...

Na década de 70, o filósofo, teólogo, yogue, escritor e terapeuta americano Leonardo Orr, ( que esteve no Brasil diversas vezes ) acreditava que muito dos problemas que enfrentara ao longo da vida estavam relacionados com seu trauma de parto. Para conseguir essas memórias da sua vida intra-uterina e de seu nascimento, resolveu fazer experiência na sua banheira. Passou a ficar várias horas imerso em água morna, a fim de verificar se a energia traz memórias. Em um determinado dia sua respiração adquiriu um certo ritmo e uma certa intensidade e ele então sentiu em seu corpo sensações nítidas de sua vida pré-natal. Continuou a fazer seus experimentos e toda vez que sua respiração tomava tal ritmo ele experimentava memórias corporais e emocionais daquela época. Esse processo durou aproximadamente dois anos ... A partir de suas experiências, Orr criou a Terapia do Renascimento.

*Respirar é viver o céu aqui na terra!

“ Renascedores não fazem diagnósticos, nem tratam nem curam nenhuma doença. Eles definitivamente não praticam medicina. Mas respirar o ar mais eficientemente parece ter um efeito de Cura sobre todas as doenças, físicas ou mentais. A Respiração Conectada é totalmente inofensiva e traz vida. A mente humana parece ser a fonte de todos os problemas”. Leonard Orr, criador do Renascimento.


*Renascimento-segunda chance de Bem Viver...


“Em 50 anos de atividade profissional, com inúmeras buscas e experiências, a respiração circular me parece a melhor tentativa para resolver problemas emocionais de quem quer que seja, e qualquer que seja a natureza do problema, e a prática freqüente vai estimulando um processo continuo de mudança.”

(José Ângelo Gaiarsa)



* Respirações Conectadas

    Inspire e expire pelo nariz. Faça 4 respirações curtas seguidas de 1 profunda. Repetir 4 vezes esse pequeno ciclo completando assim as 20 Respirações Conectadas. Fazer esse ritmo respiratório uma ou duas vezes ao dia nos leva, dentro de um ano, a plena consciência da respiração.

Renascimento = Respiração = Liberdade
Se você gostou do assunto e achou uma boa idéia: FAÇA RENASCIMENTO!!! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário