Powered By Blogger

domingo, 27 de maio de 2012

O poderoso silêncio...




Aprenda com o silêncio a ouvir os sons interiores de sua alma, a calar-se nas  discussões e assim evitar tragédias e desafetos.

Aprenda com o silêncio a aceitar alguns fatos que você provocou, a ser humilde, deixando o orgulho gritar lá fora, e a evitar reclamações vazias  e sem sentido.

Aprenda com o silêncio a reparar nas coisas mais simples, valorizar o que  é belo e ouvir o que faz algum sentido. Aprenda com o silêncio que a solidão não é o pior castigo; existem companhias bem piores.

Aprenda com o silêncio que a vida é boa; nós só precisamos olhar para o  lado certo, ouvir a música certa e ler o livro certo.

Aprenda com o silêncio que tudo tem um ciclo; como as marés que insistem  em ir e voltar, os pássaros que migram e voltam ao mesmo lugar e como a  Terra que faz a volta completa sobre seu próprio eixo, complete sua tarefa.

Aprenda com o silêncio a respeitar sua vida, valorizar seu dia, enxergar em  você as qualidades que você possui, equilibrar os defeitos que você tem e  saber  que precisa corrigir e enxergar aqueles que você ainda não descobriu.

Aprenda com o silêncio a relaxar, mesmo no pior trânsito, na maior das  cobranças, na briga mais acalorada, na discussão entre familiares.

Aprenda com o silêncio a respeitar o seu “eu”, a valorizar o ser humano que   você é,  a respeitar o Templo que é seu corpo e o Santuário que é sua vida.

Aprenda hoje com o silêncio que gritar não traz respeito; que ouvir ainda é melhor que muito falar. Quando as palavras cansam, o silêncio entra  em ação. É doloroso. Desestabiliza. É amedrontador.  Mas é também reconfortante.

Só entendemos o silêncio, quando dele nos tornamos presas... quando nos faz reféns de sua presença e percebemos seu horror ou sua glória.

Podemos amordaçar a palavra, mas o silêncio, não há quem cale, nem quem resista à sua eloqüência muda. Na natureza tudo acontece com poder e silêncio, com um silêncio poderoso,   embora, por vezes, o silêncio seja confundido com fraqueza, apatia ou  indiferença.

Pensa-se equivocadamente que a pessoa portadora desta virtude está    impedida   de reclamar seus direitos e deve tolerar com passividade todos  os abusos.

Acredita-se que o silêncio não combina com o poder, pois este tem sido confundido com prepotência e violência.

O Sol nasce e se põe em profunda quietude, move gigantescos sistemas   planetários, mas penetra suavemente pela vidraça de uma janela sem a  quebrar.


Acaricia as pétalas de uma rosa sem as ferir e beija as faces de uma criança adormecida sem a acordar; aí uma vez mais vamos encontrar  na natureza lições preciosas a nos dizer que o verdadeiro poder anda de  mãos dadas com a quietude.

As estrelas e galáxias descrevem as suas órbitas com estupenda velocidade pelas vias inexploradas do cosmos, mas nunca deram um sinal de sua  presença pelo mais leve ruído.

O oxigênio, poderoso mantenedor da vida, penetra em nossos pulmões, circula discreto pelo nosso corpo e nem lhe notamos a presença.

A luz, a vida e o espírito, os maiores poderes do Universo, atuam com a suavidade  de uma aparente ausência.

Como nos domínios da natureza, o verdadeiro poder do homem não consiste  em  atos de violência física; quando um homem conquista o verdadeiro poder  toda a  antiga violência acaba em benevolência.

A violência é sinal de fraqueza; a benevolência é indício de poder.  Mil palavras sejam ditas em lugar do silêncio  em desavença!

Sua ressonância machuca mais que tudo que se possa dizer. Vão-se as pessoas, faz-se a guerra, sara o peito, foge a vida, passa tudo!!

Mas o silêncio permanece e guarda as cores e os sabores daquilo que foi. O silêncio não poupa nem a morte, fria e muda.

E nela se revela contundente e fala sem palavras, mais que a própria vida.

Os grandes mestres sabem ser severos, rigorosos, sem relegarem a mais  perfeita quietude e benevolência.

Deus, que é o supremo poder, age com tamanha quietude que a maioria dos  homens nem percebe a Sua ação.

Esta poderosa força, na qual todos estamos mergulhados mantém o Universo em  movimento, faz pulsar o coração dos pássaros, dos bandidos e dos homens de  bem, na mais perfeita leveza. Até mesmo a morte chega de mansinho e como hábil cirurgiã rompe os laços  que prendem a alma ao corpo, libertando-a do cativeiro físico.

O verdadeiro poder chega sem ruídos, sem alarde e sem violência.

Sempre que a palavra poder lhe vier à mente, lembre-se do Sol: nasce e se põe  em profunda quietude; move gigantescos sistemas planetários, mas penetra suavemente pela vidraça de uma janela e você só sabe de sua  presença pelo calorzinho que ele proporciona.

Acaricia as pétalas de uma flor sem a ferir; beija  as faces de uma criança  adormecida sem a acordar.

E em respeito a você eu me calo, me silencio, para que você possa ouvir o seu interior que quer lhe falar, lhe desejar uma vida vitoriosa.
           
Desejo uma vida de paz e silêncio para você!!!

(A.D.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário