Powered By Blogger

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Terapia da Respiração...




“Tem sido possível confirmar repetidamente a observação de Wilhelm Reich de que as resistências e defesas psicológicas usam os mecanismos de restringir a respiração. A respiração ocupa uma posição especial entre as funções psicológicas do corpo. É uma função autônoma, mas também pode ser facilmente influenciada pela vontade. Aumente a quantidade e profundidade da respiração, especialmente se libertando das defesas psicológicas, e se conduza à libertação e à saída da inconsciência.”                                                   

(Stanislav Grof)

O Renascimento – Terapia da Respiração é um simples e poderoso instrumento de limpeza e cura física e emocional.

O que é Renascimento?

Renascimento também chamado Terapia da Respiração Consciente é uma técnica simples e poderosa que nos ajuda a trazer mais consciência, totalidade e liberdade para a vida. É um processo profundo de auto-investigação e de crescimento pessoal, que pretende clarear e eliminar os bloqueios e tensões que contraímos no corpo desde o nascimento e infância até a vida adulta. Estas experiências dolorosas originaram condicionamentos e formas de funcionar limitantes que nos aprisionam e nos impedem de sermos autênticos e totais.

A Respiração Consciente usada no Renascimento é um reaprender a conectar a inalação e exalação, em um ritmo amplo e relaxado, que refresca o corpo e a mente, e distribui generosa e abundantemente a energia vital para todo ele. Este processo limpa o sistema nervoso e o sistema circulatório, nutre as células e os órgãos, equilibra e cura nossa mente, nosso corpo e o nosso espírito, integrando-os.

“Nossos sentidos nos põe apenas em contato com nossa mente, mas nossa consciência nos põe em contato direto com nosso coração, com os nossos sentimento. E disso é que temos medo. Por isso. muitos de nós vivemos para fora, no mundo da mente, no mundo do tempo, revivendo o passado e preocupados com o futuro. No Renascimento atingimos a dimensão do não-tempo, do presente e nos conectamos com a repentina delícia e beleza de simplesmente SER!”

Entrevista com A.Ramyata

1.O que é Renascimento e qual a sua origem?

Ramyata: Renascimento é uma técnica que utiliza conscientemente o processo respiratório para promover a diluição de bloqueios e tensões que contraímos no corpo desde o nascimento. Desde que nascemos, e às vezes dentro do útero, não somos incentivados a sermos totais, a nos expressarmos espontaneamente, muito pelo contrário, desde pequenos “aprendemos” que se nos comportarmos de “certa maneira”, se não expressarmos o que somos e sentimos seremos aceitos, pelos pais, professores e/ou grupo social. O que acontece é que tudo isto que não expressamos vai sendo contraído no corpo.

Na década de 70 o norte americano, Leonard Orr desenvolveu uma técnica chamada Rebirthing (Renascimento), também conhecida no Brasil como Terapia da Respiração Consciente que nos ajuda a liberar estes bloqueios, tensões e contrações. Foi constatado que cada ser humano respira de forma diferente, segundo padrões de condicionamentos desenvolvidos a partir do nascimento e da infância. Esses padrões indicam com acuidade os bloqueios emocionais e as limitações no nível de comportamento e expressão criativa que nos afetam.

2.Existem várias técnicas terapêuticas que utilizam a respiração, em que o Renascimento se difere das demais?
Ramyata: Muitas correntes terapêuticas de abordagem corporal têm centrado suas pesquisas no ciclo respiratório, definindo sua importância como chave primordial na busca de maior equilíbrio e bem estar na vida. O Renascimento é uma destas técnicas. É a técnica que experimentei e transformou minha vida, por isso resolvi me especializar nela... para mim o Renascimento é uma técnica simples, poderosa e que “funciona” no sentido de propiciar uma transformação concreta na vida das pessoas que a experimentam.

3.Como acontece a expansão de consciência através do Renascimento?

Ramyata: Todas as resistências, memórias .... tudo o que nós contraímos até então, nos fazem fechar para a vida. A magia do Renascimento está em podermos entrar em contato com estes sentimentos limitantes e descontrairmos, liberarmos. Ao fazer isto entramos cada vez mais em contato com o nosso ser, com a nossa essência ... conseqüentemente vivemos uma vida mais consciente, mais real, mais focada no aqui e agora.

4.O processo terapêutico do Renascimento permite promover que tipo de mudanças?

Ramyata: É uma experiência de se abrir para a vida e tudo o que é contrário a isto, quer no nível físico (tensões no corpo, dores), emocional (sentimentos e emoções não expressas) e mental (memórias e lembranças traumáticas) vem à tona para ser dissolvido, expandido, curado.

5.É possível através desta técnica ter consciência de traumas ou situações bloqueadas da vida no útero?

Ramyata: Sim, como já falei acima, tudo o que foi contraído vem à tona para ser liberado. Sabemos hoje, que já dentro do útero o bebê recebe tudo o que a mãe sente. Se a mãe rejeitou a gravidez, se teve uma gravidez conturbada o bebê também experimentou isto.

6.Na experiência do Renascimento algumas pessoas chegam a ter contato com sentimentos ou lembranças de outras vidas?

Ramyata: Algumas vezes as pessoas entram em contato com sentimentos, imagens e memórias de experiências que parecem não ter lógica ou fundamento ou não serem reais.... a minha abordagem, nesses casos, é ajudar a pessoa a fazer uma “ponte” entre estas informações e a sua vida hoje ... no que esta experiência pode me ajudar a entender melhor e com mais clareza a minha vida hoje ... eu não entro muito no mérito se é vida passada ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário