Powered By Blogger

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Negatividade é doença contagiosa...

 
 
 
 
Negatividade é doença contagiosa. Tem como se proteger?

Essa é uma pergunta um tanto freqüente. Quando iniciamos nosso aprendizado na área de auto conhecimento  começamos a entender a importância de cuidar do pensamentos, sentimentos e crenças negativas. Ficamos mais conscientes do quanto essa negatividade torna a vida mais difícil gerando problemas em todas as áreas.

Aprendemos sobre esse tema e passamos a identificar mais facilmente a negatividade que existe em nós mesmos e no mundo. Esse reconhecimento nos ajuda a fazer escolhas mais saudáveis. Ou seja, ao enxergamos mais nitidamente o que é negativo podemos nos afastar ou pela menos não alimentar.

Passamos a observar a negatividade que existe nas conversas com os amigos, no trabalho, na televisão, na nossa família e no nosso próprio interior.  Algumas pessoas ficam assustadas quando tomam essa consciência pois é realmente impressionante o quanto de negatividade  existe e que a maioria nem se dá conta.

De repente você se vê em rodas de conversa que não fazem mais sentido. Comentários que você sabe que servem apenas para aumentar a negatividade, trazendo mais problemas. Essas conversas, notícias e programas de televisão acabam contaminando, mesmo que você não queira, os seus sentimentos. É raro alguém que consiga se manter imune ao entrar em contato com a negatividade. Quando vemos uma notícia ruim surgem imediatamente sentimentos em nós de raiva, tristeza, injustiça e outros. Quando as pessoas ao nosso lado fazem comentários pessimistas muitas vezes acabamos sendo influenciados.

A negatividade é grudenta, pegajosa. Ela tem um efeito de nos sugar para dentro dela como se fosse um redemoinho. Essa força é ainda maior quando se trata da negatividade que vem da nossa família. Tentamos nos manter positivos mas, quando nossos pais e irmãos começam a falar, nossos sentimentos e pensamentos negativos facilmente vêem a tona e são alimentados.

Será que existe um remédio pra isso? Como ficar imune? Como toda doença contagiosa, exige tratamento e prevenção. Da mesma forma que, para manter o físico saudável precisamos combinar uma boa alimentação, exercícios e tratamentos das enfermidades quando elas se manifestam, para cuidar do nosso interior será preciso uma combinação de fatores.

Uma das medidas de prevenção é se afastar cada vez mais do noticiário, que é sempre bem carregado de coisas negativas que nos coloca em um estado emocional desagradável. A escolha das notiíias que são passadas são um reflexo da negatividade que existe na sociedade pois as pessoas se sentem atraídas em assistir noticias ruins. As notícias por sua vez, alimentam ainda mais a negatividade da sociedade, que buscará ainda mais noticias ruins, gerando um círculo vicioso.

Outra medida de prevenção é se afastar de pessoas negativas o máximo que pudermos. Isso só é possível até certo ponto, pois não dá para nos isolarmos completamente e nem é esse o objetivo. Tem algumas pessoas da família ou do trabalho que não temos como nos afastar. Nesses casos só nos resta não alimentarmos a negatividade com nossos comentários e nos tornarmos mais fortes por dentro para não nos contaminarmos.

Esse fortalecimento interior funciona mais ou menos como o fortalecimento do sistema imunológico. Se estamos com uma boa imunidade os vírus e bactérias não conseguirão entrar no nosso organismo. Se o nosso interior estiver limpo e fortalecido não precisaremos nos preocupar tanto em nos afastarmos da negatividade pois ela pouco nos afetará. Esse é o estado ideal. Mas enquanto ainda não nos fortalecemos precisamos dos cuidados preventivos assim como uma pessoa com baixa imunidade precisa se afastar de outros doentes.

A EFT é uma poderosa aliada para fortalecer a nossa “imunidade anti-negatividade”. Ao limparmos os nossos próprios sentimentos negativos, ficamos menos suscetíveis as influências externas. Consigo perceber em mim uma diferença bem considerável na minha “imunidade anti-negatividade” ao longo do tempo. Antigamente as noticias e as pessoas  me afetavam com bem mais intensidade. A medida que vamos limpando as mágoas, raivas, culpas, medos, traumas e crenças negativas que carregamos nosso interior fica cada vez mais saudável e fortalecido.

A negatividade interior atrai negatividade exterior e faz com que a gente sinta vontade de se conectar com mais sofrimento. Ou seja, a carga emocional de sofrimento que carregamos  cria mecanismos para se alimentar e nos leva de forma inconsciente a buscar mais negatividade. É por isso que as pessoas se atraem por notícias ruins, comentários maldosos, fofocas, previsões pessimistas. Ao dissolvermos nossos sentimentos iremos sentir essa atração diminuir cada vez mais. Daí a importância da EFT para fazermos uma limpeza profunda e rápida, já que a técnica é extremamente eficaz.

Outra medida de fortalecimento do nosso sistema anti-negatividade é nos alimentarmos com coisas positivas. Entrar em contato com pessoas mais positivas, ler livros que trazem mensagens positivas como livros de auto ajuda, ler artigos sobre autoconhecimento, participar de cursos e palestras e etc. Em um determinado momento da minha vida quando a negatividade estava intensamente brotando do meu interior e sendo alimentada por fatores externos, mergulhei profundamente na leitura de tudo que eu podia encontrar que pudesse me ajudar. E o efeito  foi realmente bem nítido. Se eu ficasse a mercê de mim mesmo, teria me afundado cada vez mais. Agradeço aos autores dos livros, pois eles foram pra mim como verdadeiros professores que me ajudaram a sair de onde eu estava.

De todas as medidas a que considero a mais importante é a limpeza emocional interior.  Quando estamos cheios de lixo emocional, o esforço para nos conectarmos com coisas positivas é enorme. Ao aplicarmos a EFT as mudanças costumam ser rápidas, muitas vezes espantosas. Limpando a nossa negatividade interior atingimos a raiz do problema e ficamos mais positivos sem precisar de esforço. Fica também muito mais fácil assimilar livros e não dar atenção a negatividade.

Autoria:  André Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário