Powered By Blogger

domingo, 21 de agosto de 2011

A importância da palavra...





" No início, era o verbo", todos nós conhecemos essa frase da Bíblia. O mais interessante é que Deus não é comparado com uma figura, um efeito da natureza, e sim com uma expressão gramatical. Todo ser humano deve sempre prestar atenção ao que diz e ao que ouve. É importante não nos deixarmos levar pelo pensamento egoísta de chegar sozinho ao fim da jornada. Quem faz isso descobre um paraíso vazio, sem qualquer interesse especial, e em breve estará morrendo de tédio.

Não podemos pegar as luzes que iluminam o caminho e carregar conosco. Se agirmos assim, vamos encher mochilas com lanternas e teremos de nos livrar do alimento que nos dá força para seguir adiante: O AMOR. Precisamos receber estímulos, conselhos, informações. Mas às vezes, por insegurança, interrompemos uma conversa no meio com medo de mostrar ao nosso interlocutor que desconhecemos aquele assunto. Qual problema de aprender? Por que nos sentimos humilhados qdo alguém, toca em temas que desconhecemos? Ninguém tem obrigação de conhecer tudo.

Disse Albert Einstein: " Cem vezes por dia eu me lembro que minha vida interior e minha vida exterior dependem do trabalho que os outros homens estão fazendo agora. Por causa disso, preciso me esforçar para retribuir pelo menos parte desta generosidade, e não posso deixar nenhum minuto vazio". E enqto não inventarem um novo processo de comunicação mais direto que a palavra, teremos de nos contentar com ela, mesmo que às vezes seja pobre demais para descrever o que sentimos. O poeta Brasileiro Carlos Drummond de Andrade diz, em uma carta ao neto: " Admiro que ame nos vegetais a carga de silêncio, Luis Maurício, mas há que tentar o diálogo, qdo a solidão é um vício".

Conheço pessoas que não dão importância à palavra. Mas conheço tbém pessoas que têm medo das palavras. Sim, é verdade que às vezes dizemos: " Puxa, faz tempo que não discuto com fulano"; ou " nunca mais tive uma gripe". De repente, no dia seguinte, pegamos uma gripe ou discutimos com fulano. Então concluímos: Se comentarmos as coisas boas que acontecem conosco, isso trará má sorte. Nada disso. Na verdade, antes de qualquer problema, a Alma do Mundo nos mostra qto tempo ficamos sem nos aborrecer com determinada coisa. Ela quer nos dizer como a vida tem sido generosa até aquele momento , e continuará sendo , se superarmos com bravura o obstáculo.

Fale. Dialogue. Participe. nada mais desprezível que o " observador" acomodado e covarde. sua coragem em expressar opiniões vai lhe ajudar a crescer em qualquer dificuldade. Fale das coisas boas da vida para todos que quiserem ouvir: A Alma do Mundo precisa muito de sua alegria; Deus ficará contente ao ver seu sorriso. Fale dos momentos difíceis que pode estar vivendo, dê uma chance aos outros de dar aquilo que você precisa, nem que seja apenas uma frase de conforto.

A palavra é poder. As palavras transformam o mundo e o homem. Os vencedores falam com orgulho dos milagres de suas vidas. Qto mais energia positiva ao seu redor, mais energia positiva será atraída, e mais alegres vão ficar aqueles que lhe querem bem. Quanto aos invejosos, aos derrotados, esses só poderão lhe causar algum dano se você lhes der este poder. " Minha dança, e meu canto são o colchão onde minha alma repousará, quando voltar ao mundo dos Espíritos", diz um sábio indonésio.

Portanto, use verbos, sujeitos, predicados, e cante suas alegrias e tristezas, mas cante todos os dias de sua vida.

Autoria: Paulo Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário