Powered By Blogger

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Visão mais clara...





''Há problemas que jamais teríamos
resolvido se realmente fossem nossos.''


Por mais estranho que pareça, vemos mais claramente o que  funciona mal na casa do vizinho do que na nossa. E isso é uma  simples questão de perspectiva: a distância nos permite ter  uma visão mais clara dos problemas.
  
O especialista em comunicação interpessoal fala do valor da discussão – desde que seja comedida e bem-intencionada – para se chegar a soluções criativas. É apenas através das discussões que as pessoas são capazes de questionar as coisas, explorar caminhos desconhecidos e  procurar novas soluções para velhos problemas. 

O debate ajuda os grupos a crescer intelectualmente e a desenvolver a inteligência coletiva – uma inteligência que não está relacionada ao  coeficiente intelectual individual, mas às trocas comunicativas entre cada membro do grupo.

Nem no contexto de um grupo nem no de qualquer relação deveríamos aspirar ao acordo permanente, porque isso significaria renunciar ao crescimento, que nos proporciona as diferentes opiniões sobre as coisas e as diversas maneiras de ver um fato, uma decisão ou um problema.

Autoria: Allan Percy

Nenhum comentário:

Postar um comentário