Powered By Blogger

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Mudanças...



Em minhas palestras, por todo o país, encontro inúmeras pessoas que querem “ter” coisas, “ter” sucesso e “ter” a pessoa certa ao seu lado. Mas, encontro poucas pessoas que me perguntam como “ser”… e quase ninguém se lembra de que ainda está em processo de adaptação e que precisa mudar. Mudar é ser diferente.Na verdade, apenas uma pessoa em… milhares… preocupa-se em ser a pessoa certa.

A pessoa certa para aquele cargo, a pessoa certa naquele relacionamento, a pessoa certa para aquele sonho.Naturalmente, sempre somos a pessoa errada, quando nascemos. Mas temos o potencial para sermos a pessoa certa para tudo o que vem pela frente. Isso acontece porque, geneticamente, somos criaturas programadas para nascer antes de estarmos prontos, e ficamos prontos no correr dos anos.Por isso, não tema. Se você é a pessoa errada, bem vindo ao clube. Agora, para terminar seu processo de nascimento, não importa sua idade, você só precisa fazer as coisas que tornem você a pessoa certa. A pessoa certa para o cargo, para o projeto, para o sonho e para a outra pessoa.

A natureza, espertamente, nos joga no planeta sem terminar nosso processo adaptativo e temos que passar vários anos sentindo o ambiente no qual nascemos, e nos adaptando a ele. Isso se aplica à comida, à temperatura, às pessoas, à cultura, aos desafios e todo o resto. Em outras palavras, para terminar nosso nascimento, você e eu temos que mudar.Mudar de tamanho, já que nascemos todos pequenos, mudar de peso, mudar de aparência, mudar de habilidades, mudar de… preencha o espaço. Temos que mudar tudo. Mudar é ser diferente. Mudar é adaptar-se. Mudar é terminar nosso nascimento.

Quem não se adapta ao planeta, perece. Tem sido assim há mais de 260 mil anos, só para ficar na raça humana. Por isso, dependendo da região do planeta na qual você nasceu, “pensará” que gosta do alimento “a”, ou do alimento “b”. Na verdade, você gostará de qualquer alimento que tenha sido oferecido na infância e que evite sua morte. É por isso que você encontrará humanos em quase qualquer buraco da Terra. Nós nos adaptamos a quase tudo. Há uma ilusão, que foi criada por vários interesses diferentes, de que você pode obter coisas sem alinhar-se com elas, sem transformar-se, sem merecê-las. Sem mudar. Esqueça. Quanto mais rápido você livrar-se dessa ilusão, mas rápido poderá ter tudo o que desejar. Porque, ao ser, você passa a ter. É uma lei da natureza.

A seleção natural garante a sobrevivência do mais apto, e o mais apto é aquele que muda mais rapidamente, para compreender o que o cerca e tornar-se indispensável ao ambiente. O menos apto é aquele que acredita que o ambiente deve transformar-se para ele.O mais apto sobrevive. O menos apto… Isso é engraçado. Porque poucas pessoas parecem pensar nessa realidade. Há profissionais que querem ter este ou aquele cargo, mas jamais se prepararam para ele, e, portanto jamais são “a pessoa certa” para ocupá-lo.

Há homens e mulheres que querem ter aquela pessoa, mas se comportam como se aquela pessoa devesse mudar, para elas. Elas têm que mudar para as outras pessoas. Há um problema de percepção aqui. Ninguém tem aquilo que não está preparado para ter. Portanto, para ter mais, você deve tornar-se mais. Para ter uma vida melhor, você precisa ser uma pessoa melhor.

E, para dizer a verdade, quando você vive uma vida que não deseja, precisa mudar logo. Porque se você continuar fazendo as mesmas coisas que trouxeram sua vida até aqui, continuará tendo os mesmos resultados.Veja, se você estiver sentindo-se solitário, ou solitária, a primeira coisa que passará por sua mente é: como posso ter mais amigos? Este é o pensamento errado. Esteja você onde estiver, se você sair por ai procurando um amigo, dificilmente encontrará um. Mas se você andar pelos mesmíssimos lugares e tiver por objetivo ser amigo de todos os que encontrar, você terá centenas de amigos. Seja e você terá. Este é o pensamento certo. 

Autoria: Aldo Novak

Nenhum comentário:

Postar um comentário