Sempre poderemos recomeçar. E recomeçar significa não desistir, mesmo diante de tantas provas que parecem nos tirar o chão, e nos levam à falsa crença de que não haverá salvação, de que o melhor é desistir. Recomeçar é ir adiante, passar pelos espinhos e manter a cabeça erguida, mesmo que em muitos momentos as lágrimas estejam conosco. Recomeçar é guardar no coração as lembranças dos momentos felizes já vividos, mas ao invés de se prender à tristeza pelo que não tem retorno, sair a buscar novos horizontes, é aliar fé e perseverança e perceber o quanto ainda podemos conquistar. Recomeçar é sentir-se fragilizado diante de uma perda, mas não pensar jamais em abandonar a estrada que está a nossa frente, pelo contrário, é caminhar, lentamente, mas sempre caminhar.
Recomeçar é ir adiante com confiança e não temendo as tempestades que se formarem. Recomeçar é acordar a cada manhã, abraçar o dia que está nascendo e ao invés de se prender às dificuldades, enxergar a nova oportunidade de renovação que bate a nossa janela. Recomeçar é compreender que tudo tem o seu tempo. Que nenhum sofrimento cessa de uma hora para outra. A dor não termina como um passe de mágica. As dificuldades são superadas, uma a uma. Recomeçar é trilhar o caminho a frente, mesmo que ele seja cercado de espinhos. É entender, que durante o recomeço, muitas ainda serão as vezes que sentimentos negativos irão querer nos envolver e nos desanimar. Mas mantendo a chama da fé acesa, não iremos parar.
Recomeçar é enfrentar as provas que estão ao nosso lado e perceber que outras provas também virão, mas que trazemos em nosso íntimo, a coragem para enfrentá-las. Recomeçar é não ficar esperando por milagres, mas ser a cada dia, o próprio milagre de sua vida, trabalhando, perseverando e atingido o destino tão aguardado. Recomeçar é não desanimar com a caminhada, tudo tem o seu tempo. A dúvida só acaba, quando vamos atrás das respostas e descobrimos que elas estão em nosso íntimo. O medo só vai embora, quando nos aliamos à determinação e o encaramos de frente. O fardo só se torna mais leve, quando deixamos de nos sintonizar com os sentimentos nocivos, buscamos nos ligar com o Alto e sentimos nossas forças aumentarem.
O recomeço é sim possível, porém gradativo. Não se muda sentimentos em horas. Não se modifica um caminho, sem perseverança. Não se vence o mal, se não trabalharmos constantemente no bem. Não se chega ao amanhã, se não vivermos o hoje. Recomeçar é degrau a degrau, passo a passo, lentamente, com confiança e força de vontade, aí de repente, quando olhamos para trás, iremos perceber o quanto já caminhamos. Recomeçar é mudar os rumos da vida, lutando a todo instante, enfrentando as adversidades com as ferramentas internas que cada um de nós possui. Recomeçar é saber que passaremos por novas tormentas, nos sentiremos pequeninos em alguns momentos e carentes em outros e também teremos receios, mas recomeçar é se abastecer com a fé verdadeira que a tudo fortalece.
Recomeçar é perceber que em alguma curva, seremos envolvidos pela escuridão, voltaremos a cair e talvez venhamos a nos sentir desamparados. Mas recomeçar significa também, abrir a janela íntima para que o sol adentre, ilumine, aqueça e nos mostre quanto potencial trazemos conosco. É encontrar a verdade que nos mostra que aquele ente querido que partiu, não se foi eternamente e quando recomeçamos, estamos caminhando e cada vez mais, estaremos nós aproximando das pessoas que tanto amamos e que voltarão a estar ao nosso lado. Mas se não recomeçarmos, não teremos como acreditar nesse reencontro... Recomeçar é enxergar a destruição que há ao redor, mas antes que o desespero se aproxime, arregaçar as mangas e começar a reconstruir o que foi destruído, sabendo que não nos encontramos sozinhos nessa obra.
É cuidar das feridas, constatando que elas precisam de tempo para cicatrizar. É ter paciência enquanto novas cores são desenhadas e a mudança se aproxima. É compreender que anos de trevas não se apagam imediatamente, mas sim, requerem a união da fé, da esperança, do otimismo, da coragem e da certeza de que não estamos sozinhos, mas precisamos fazer a nossa parte. Recomeçar nasce dentro de nós e pouco a pouco vai se exteriorizando. Recomeçar é ultrapassar tantas pedras que ainda estão no caminho. Semear flores para que elas passem a enfeitar o nosso caminho. Cultivar o amor, porque tendo o amor como companheiro de viagem, nos fortalece mais ainda durante o recomeço, porque o amor a tudo renova.
Recomeçar é voltar a sonhar, mas principalmente buscar pelos sonhos. É encarar as provações como possíveis de serem superadas. E buscar também, compreender a lição que cada prova sempre nos traz. Recomeçar é amadurecer, é refletir, escolher o caminho do bem.Recomeçar é acreditar que podemos voltar a andar e reencontrar a paz. Fazer com que a serenidade volte a pulsar em nosso íntimo. É afastar o mal e aproximar-se dos missionários de luz, que acompanham os nossos passos. Recomeçar é abraçar o Evangelho do Mestre. E desse abraço, poder enxergar o Mestre iluminado a nossa frente a nos dizer: " Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" (Mateus 11:28)
A cada recomeço, o Mestre estará conosco, ouvindo nossas aflições, aliviando nossas dores, nos estendendo a Sua Mão e nos aquecendo a todo instante com o Seu Eterno Amor. Recomeçar é seguir o trajeto, sabendo que o Mestre estará conosco, nos carregando no colo, nos momentos em que a dor se tornar forte demais. Recomeçar é pegar o arado, preparar a terra, semear os bons frutos e assim, chegar a um novo amanhecer. Recomeçar é batalhar pelas conquistas. Descobrir novos caminhos. Usar os talentos que possuímos. Descobrir a chama da esperança que há dentro de nós. Sintonizarmos com o Alto e não temermos as dificuldades, por maiores que pareçam. Saber que o fim não existe. Há recomeço.
Recomeçar é buscar o sorriso. É compartilhar alegrias e tristezas. Unir forças com os companheiros de jornada. Seguir confiante... E perseverar! "O recomeçar não é rápido, nem fácil, mas sempre possível". Recomeçar no hoje, no amanhã e sempre que necessário... Porque recomeçar é eternamente possível...
Autoria: Sônia Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário